segunda, 18 de janeiro de 2021

Tio Frank


Tio Frank
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

“Você vai ser a pessoa que decidir ser, ou a que os outros dizem que você é?”. É a pergunta que Frank (Paul Bettany, Vingadores: Guerra Infinita) faz à sobrinha Beth (Sophia Lillis, Maria e João – O Conto das Bruxas). Para a jovem de 14 anos, criada em uma conservadora cidadela da Carolina do Sul, aquele é o chamado para tirar proveito de ser aluna nota 10 e conseguir uma bolsa em Nova York, onde o tio mora e leciona Literatura. Quatro anos depois ali está ela, já ciente de que Frank é gay, casado há dez anos com o árabe Wally (Peter Macdissi), e que nenhum dos dois se assumiu para a família.

A crueldade com que Frank era tratado pelo pai (Stephen Root, série Barry) nas reuniões familiares passa a fazer sentido para Beth, ela própria educada sob rígidos ditames religiosos. Pois é justamente a repentina morte do avô que os coloca na estrada para o funeral. Tio Frank é um road movie de época. Ambientada no início dos anos 1970, a trama acompanha Frank e Beth em diálogos leves – Wally une-se a eles em um certo ponto. No percorrer dos quase mil quilômetros de distância, porém, as memórias de Frank reascendem e flashbacks levam-no de volta à juventude, quando seu primeiro amor foi interrompido de maneira trágica.

Há cerca de 30 anos, o diretor, roteirista e produtor Allan Ball (séries A Sete Palmos e True Blood) contou à mãe que era gay. A reação dela foi “culpar” o já falecido pai dele, de quem desconfiava ser homossexual. Foi a mãe de Ball também que lhe contou que um amigo muito próximo do marido morrera afogado quando os dois eram jovens. O cineasta nunca pode comprovar tudo o que ouviu, mas disse em entrevista que aquele dia de revelações inspirou Tio Frank.

Homofobia, alcoolismo, religiosidade e conservadorismo estão no cardápio dessa história com toques de melodrama e humor agridoce. Há ecos de outro road movie, o premiado Green Book – Guia, também sobre personagens em jornada de aceitação e superação. É a sinceridade do elenco que dá firmeza a Tio Frank, que não escapa dos clichês, mas tem momentos comoventes.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Tio Frank/Uncle Frank
Direção: Allan Ball
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Paul Bettany, Sophia Lillis, Peter Macdissi, Stephen Root, Judy Greer, Margo Martindale, Steve Zahn
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!