sexta, 26 de fevereiro de 2021

Alguém Avisa?


Alguém Avisa?
Assista Agora!
iTunes Looke NET NOW Vivo Play Youtube

No cinema norte-americano, é quase via de regra as duas datas mais “familiares do ano”, Dia de Ação de Graças e Natal, inspirarem filmes sobre encontros de clãs disfuncionais. A comédia dramática Alguém Avisa? é novidade pra este Natal. Se não escapa dos clichês, ao menos traz uma dose de inovação com o par central, Abby e Harper, interpretadas por Kristen Stewart (As Panteras) e Mackenzie Davis (O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio).

As duas moram junto, estão apaixonadas e Abby pretende dar o próximo passo e pedir Harper em casamento. Órfã de pais, mortos em um acidente quando tinha perto dos 20 anos, ela aceita o convite de Harper para passar o Natal com sua família, e decide aproveitar a ocasião para presenteá-la com um lindo anel de noivado. Acontece que durante a viagem cai a bomba: os futuros sogros não sabem do namoro e não sonham que a filha seja lésbica.

O choque de realidade aumenta a voltagem quando Abby se depara com o pai da amada (Victor Garber, O Preço da Verdade – Dark Waters) em plena campanha política, e a mãe (Mary Steenburgen, Do Jeito que Elas Querem) determinada a reaproximar a filha de um antigo namorado. As duas irmãs de Harper não contribuem, pois há uma constante competição entre as três para agradar os pais. A voz da razão vem de John (Dan Levy), o melhor amigo de Abby e alívio cômico, que faz os comentários mais espirituosos.

A diretora e corroteirista Clea DuVall arma uma comédia de situações, através das quais Abby começa a ter outro panorama da relação e da própria Harper, que revela faces até então desconhecidas. O clímax na noite de Natal, com um confronto físico entre as irmãs, é de uma falta de sutileza gritante. O desfecho simplista é dos mais previsíveis. Nem tudo, porém, está perdido.

Além da carismática dupla de protagonistas, Alguém Avisa? ganha pontos por não se deixar rotular como romance gay. A própria cineasta, homossexual assumida, pediu às suas estrelas que apenas interpretassem duas pessoas apaixonadas. Essa é uma história de autoaceitação, mas não só. O peso de viver sob à expectativa dos pais, e se moldar aos ideais deles, é o grande desafio da família disfuncional retratada aqui.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Alguém Avisa?/Happiest Season
Direção: Clea DuVall
Duração: 102 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Canadá, 2020
Elenco: Kristen Stewart, Mackenzie Davis, Mary Steenburgen , Victor Garber, Alison Brie, Mary Holland, Dan Levy
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
iTunes Looke NET NOW Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!