sábado, 27 de fevereiro de 2021

A Very Murray Christmas


A Very Murray Christmas
Assista Agora!
Netflix

A cineasta Sofia Coppola e o ator Bill Murray reeditaram a parceria bem-sucedida de Encontros e Desencontros (2003) neste improviso de Natal, cinco anos antes do recente On The Rocks. Os dois assinaram desta vez também o roteiro e a produção, e convidaram amigos e fãs para participar do especial A Very Murray Christmas, de 2015. A produção da Netflix foi filmada com liberdade total. Leve e despretensioso, o filme tem menos de uma hora e se passa no charmoso Hotel Carlyle, em Nova York. Na véspera de Natal, uma turbulenta nevasca vestiu a cidade de branco e paralisou todo tipo de transporte.

Acontece que Bill Murray, como Bill Murray, está pronto para começar um pocket show televisionado para todo o país, na mais pura tradição norte-americana de programas lendários como os de Bob Hope e Bing Crosby. A ideia é cantar clássicos natalinos e receber convidados nobres, entre eles George Clooney (Os Descendentes). Mas ninguém aparece. As produtoras histéricas, interpretadas por Amy Poehler (Entre Vinho e Vinagre) e Julie White (Adultos Inexperientes), cancelam o show após uma queda na energia, logo após a participação “forçada” de Chris Rock (Meu Nome é Dolemite). Murray entra em crise existencial, mas os hóspedes do hotel lhe fazem companhia (ou será ele quem lhes faz companhia?), ao som do piano intimista de Paul Shaffer (Late Show with David Letterman).

Uma garçonete (a cantora Jenny Lewis) solta a voz com Murray. Ele consola os noivos vividos por Rashida Jones (On the Rocks) e Jason Schwartzman (primo de Sofia, colega de elenco de Murray nos filmes de Wes Anderson, Três é Demais, Moonrise Kingdom e O Grande Hotel Budapeste). A festa de casamento teve que ser cancelada, porque ninguém conseguiu chegar ao hotel. Pelo menos os comes e bebes podem ser servidos para alegrar a quem está ali. Maya Rudolph, que como Amy Poehler e Chris Rock, foi do prestigiado elenco do programa de humor Saturday Night Live, surge como uma espécie de hostess-animadora para uma divertida participação musical. E até o francês Thomas Mars, marido de Sofia, e a banda Phoenix, da qual é vocalista, marcam presença, como os frustrados cozinheiros do casório frustrado.    

É, sem dúvida, um singelo, terno e divertido filme de família e amigos, já que Roman, irmão de Sofia, é um dos produtores, e Mitch Glazer, o terceiro a assinar o roteiro do filme, foi produtor de Encontros e Desencontros e roteirista de Os Fantasmas Contra Atacam e Rock em Cabul, estrelados por Murray. Os menos de seis graus de separação entre a equipe de produção e o elenco rendem boas piadas, uma delas sobre o filme Caçadores de Obras-Primas, dirigido por Clooney, que também atua ao lado de Murray.

Clooney, afinal, dá o ar da graça (literalmente), acompanhado de Miley Cyrus (série Crise em Seis Cenas), nos sonhos de Murray. Ela interpreta uma linda versão do clássico “Noite Feliz”, e Clooney faz o coro da paródica “Santa Claus Wants Some Lovin”. Na trilha, há outras canções norte-americanas clássicas de Natal, como “Christmas Blues”, “Let it Snow! Let it Snow! Let it Snow!”, “Jingle Bells” e “We Wish You A Very Christmas”, todas cantadas por Murray acompanhado de seus convidados. Afinal, o show é dele e de seu carisma, quase sempre desajeitado, sarcástico, mas sempre bem-humorado. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Very Murray Christmas
Direção: Sofia Coppola
Duração: 56 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2015
Elenco: Bill Murray, Paul Shaffer, George Clooney, Michael Cera, George Clooney, Miley Cyrus, Rashida Jones, Jenny Lewis, Amy Poehler, Chris Rock, Maya Rudolph, Jason Schwartzman
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!