sábado, 27 de fevereiro de 2021

O Som do Silêncio


O Som do Silêncio
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Em 2017, Riz Ahmed (Venon) tornou-se o primeiro artista de ascendência sul-asiática a vencer um Emmy de melhor ator, pela série The Night Of, disponível na HBO Go. Descendente de paquistaneses, o britânico de 38 anos ainda é pouco conhecido do grande público, mas isso deve mudar com O Som do Silêncio/Sound of Metal. A produção da Amazon Prime pode colocá-lo na briga pelo Oscar 2021. É uma atuação visceral, minimalista, artesanal, tão excepcional que causa espanto.

Seu personagem, Ruben, é baterista de uma banda de rock pra lá de pesado. O som que ele e a namorada, Lou (Olivia Cook, Jogador  1), produzem é feito dos gritos esganiçados dela e da furiosa percussão dele. Ruben e Lou vivem on the road, a bordo de um trailer. Eles compartilham histórias de superação que o enredo não esmiúça, mas sabe-se que os quatro anos juntos correspondem ao tempo dele distante da heroína e dela, das automutilações. De um dia para o outro, porém, Ruben fica praticamente surdo.

A causa é incerta e o prognóstico não é bom. A chance de recuperar a audição depende de um implante, e a cirurgia custa em torno de US$ 80 mil. Para ele, é a única solução possível, mas enquanto não se viabiliza, Ruben precisa se adaptar e vai viver longe de Lou, em uma comunidade só para surdos. A contragosto, aprende a linguagem dos sinais, a encarar o próprio drama e, por fim, a interagir com outros deficientes auditivos. Chega um momento, porém, em que decide vender tudo o que tem para operar e ir atrás de Lou.

O Som do Silêncio é escrito e dirigido por Darius Marder, a partir de uma história de Derek Cianfrance, o nome por trás de dramas pungentes como Namorados Para Sempre e O Lugar Onde Tudo Termina - estrelados por Ryan Gosling (La La Land) e, este último, coescrito por Marder. Em um trabalho fenomenal, o compositor e engenheiro de som Nicolas Becker (A Chegada) faz o espectador ouvir os mesmos sons abafados que o protagonista, mas também escutar os silêncios dessa jornada intimista.

Nem tudo é perfeito. Falta ritmo e sobram clichês de tramas de superação, principalmente no período na comunidade. O reencontro com Lou é emocionante, mas apressado. Já o desfecho é dos mais inspirados. O Som do Silêncio tem falhas, mas beira o sublime. É possível? Sim, por conta de um protagonista que acerta todas as notas. Guarde o nome dele: Riz Ahmed.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Som do Silêncio/Sound of Metal
Direção: Darius Marder
Duração: 101 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Bélgica, 2019
Elenco: Riz Ahmed, Olivia Cooke, Paul Raci, Mathieu Amalric, Lauren Ridlof
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!