segunda, 18 de janeiro de 2021

Varilux 2020: Gagarine


Varilux 2020: Gagarine
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

As primeiras imagens são de arquivo e mostram o famoso astronauta russo Iuri Gagarin na inauguração do conjunto habitacional batizado Gagarine em sua homenagem. Daquele 1963 para cá, o complexo de 370 apartamentos em Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, se deteriorou de tal forma que a única solução parece ser a retirada dos moradores para demolição.

Um dos residentes é Youri (Alseni Bathily), de 16 anos, que vive em um apartamento sozinho desde que a mãe se mudou para a casa do namorado. Fascinado por viagens espaciais, ele sabe tudo sobre astronautas e sonha se tornar um. Seu porto seguro, porém, é Gagarine. Youri não tem para onde ir e assume para si a missão de fazer reparos no prédio antes dos inspetores darem o veredito final. O melhor amigo Houssan (Jamil McCraven) e Diana (Lyna Khoudri, Papicha), a garota de quem gosta, são seus cúmplices na aventura.

Quando o inevitável acontece e os residentes abandonam o lugar, Youri se isola e transforma alguns apartamentos em sua cápsula espacial, com direito a estufa de plantas e sistema de aquecimento. Gagarine é envolto em um lirismo metafórico. O protagonista resiste em um mundo próprio e onírico, mas não consegue impedir que a realidade bata à porta.

O casal de diretores e roteiristas Fanny Liatard e Jérémy Trouilh estreia no longa-metragem inspirado pelo curta de mesmo nome. Gagarine é um drama social, sim, mas poético e esperançoso. Fanny e Trouilh têm fé no ser humano, na empatia e na solidariedade. A mensagem universal, atemporal e para todas as idades levou a produção para a seleção oficial do Festival de Cannes 2020, na categoria Primeiro Filme. É sobre esse projeto muito humano que a dupla fala na entrevista a seguir. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Gagarine
Direção: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: França, 2020
Elenco: Alseni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield
Distribuição: Vitrine Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!