segunda, 26 de outubro de 2020

O Menino que Queria Ser Rei


O Menino que Queria Ser Rei
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes Telecine Play Youtube

A lenda do Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda, originada nos séculos 6 e 7 em plena Idade Média, é tão rica de símbolos valorosos que continua viva até hoje no imaginário popular ocidental. No cinema, as versões são muitas. As mais recentes são o estilizado Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017), do diretor Guy Ritchie (Magnatas do Crime), e a aventura infantojuvenil O Menino que Queria Ser Rei, de Joe Cornish (Ataque ao Prédio).

Com seus 12 anos, ao contrário do que diz o título, Alex (Louis Ashbourne Serkis, filho do ator Andy Serkis, o Gollum de O Senhor dos Anéis) não tem nenhuma pretensão de ser rei. Ele decorou a lenda do Rei Arthur no livro que ganhou quando viu o pai pela última vez, aos 5 anos de idade. Mas ao tirar Excalibur da pedra de uma construção abandonada, fugindo da dupla de valentões de quem sofre bullying na escola, tudo muda. Alex torna-se o responsável por impedir que a amaldiçoada bruxa Morgana (Rebecca Ferguson, Doutor Sono), meia-irmã do Rei Arthur, se aproveite do eclipse total e do planeta fragilizado pela polarização política e pelo individualismo para dominar o mundo.

Alex tem apenas quatro dias para derrotar Morgana e seus cavaleiros de fogo, mas nenhuma ideia da sua missão ou de como executá-la. Entra em cena um jovem mago Merlin (Angus Imrie, Emma) para ajudá-lo. Seu melhor amigo, Bedders (Dean Chaumoo), e os dois vilões da escola tornam-se seus aliados nas batalhas contra o mal, mas o duelo final entre Alex e Morgana acontece na escola, com a participação dos alunos todos.  

Apesar de seguir a fórmula do gênero numa produção mediana, O Menino que Queria Ser Rei é uma boa introdução à lenda para quem a desconhece e uma curiosa versão para quem a conhece. O diretor e roteirista Joe Cornish acerta quando brinca com as duas contagens do tempo, a da lenda e a atual, com direito a participação especial do veterano Sir Patrick Stewart (As Panteras) como o Merlin na sua idade ‘real’. É Merlin, aliás, quem acrescenta novos sentidos à moral da história do Rei Arthur, adequando-a ao presente com sagazes comentários críticos à geopolítica mundial, ainda mais pertinentes nesses tempos de pandemia.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Menino que Queria Ser Rei/The Kid Who Would Be King
Direção: Joe Cornish
Duração: 120 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2019
Elenco: Louis Ashbourne Serkis, Denise Gough, Dean Chaumoo, Tom Taylor, Rhianna Dorris, Angus Imrie, Rebecca Ferguson, Patrick Stewart
Distribuição: 20th Century Studios

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes Telecine Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!