segunda, 26 de outubro de 2020

The Butterflys Dream


The Butterflys Dream
Assista Agora!
Netflix

Representante da Turquia no Oscar 2014 de melhor filme estrangeiro, The Butterfly’s Dream é uma ode à poesia, um gênero literário cada vez mais esquecido. O diretor, roteirista e poeta Yilmaz Erdogan (Promessas de Guerra) faz um tributo ao lirismo ao resgatar uma história real na Turquia de 1941. Ele próprio interpreta Behçet Necatigil (1916-1979), mentor e entusiasta dos protagonistas Rüstü Onur (Mert Firat) e Muzaffer Tayyip Uslu (Kivanç Tatlitug), jovens poetas e amigos inseparáveis.

Eles compartilham o “sonho de borboleta” do título: amadurecer, sair do casulo e ganhar asas para voar – o que, no caso deles, significa ter os poemas publicados. No vilarejo de Zonguldaque, onde moram, todos os homens entre 15 e 65 anos devem trabalhar nas minas de carvão da região. A Europa está em plena Segunda Guerra e prestes a se tornar um conflito mundial com o ataque japonês a Pearl Harbor. Uslu e Onur, porém, têm um perigo mais urgente para enfrentar. Ambos são tuberculosos e sabem que a chance de sobrevivência é pequena, já que o tratamento com antibióticos ainda engatinhava.

Essa é a saga de uma grande amizade, mas a força motora da narrativa é Suzan (Belçim Bilgin), estudante rica e aventureira que se torna a musa dos dois poetas pobretões. Emoldurados pela exuberante natureza às margens do Mar Negro, os três desenvolvem um relacionamento casto, ingênuo, mas não menos apaixonado. O registro do diretor Yilmaz Erdogan é melodramático e não escapa dos clichês no retratos dos obstáculos interpostos pela diferença social.

O elenco é bom, a produção de época é requintada e o enredo envolve, mesmo em suas imperfeições. The Butterfly’s Dream traz a nostalgia romântica de uma época em que sentimentos tomavam vida em rimas no papel e até em paredes (papel era artigo de luxo). A “modernidade líquida” ainda tomava forma no horizonte e os poetas sonhavam viver de sua arte. É a eles, os bardos esquecidos daquele tempo, que Yilmaz Erdogan presta sua bela homenagem.




Trailer

Ficha Técnica

Título: The Butterflys Dream/Kelebegin Rüyasi
Direção: Yilmaz Erdogan
Duração: 138 minutos

País de Produção/Ano: Turquia, 2013
Elenco: Kivanç Tatlitug, Mert Firat, Belçim Bilgin, Yilmaz Erdogan
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!