quarta, 03 de março de 2021

Compramos um Zoológico


Compramos um Zoológico
Assista Agora!
Telecine Play Looke NET NOW Vivo Play

São Francisco de Assis é querido até por quem não é assim lá tão católico. No dia do santo padroeiro dos animais, 4 de outubro, celebra-se os animais, claro, mas também a natureza. Que tal então fazer a festa tripla com toda a família, Matt Damon (Ford vs Ferrari) e Scarlett Johansson (História de um Casamento) assistindo à simpática dramédia Compramos um Zoológico? Em Hollywood, a história real da recuperação da família britânica Mee, entrelaçada com a do Dartmoor Zoological Park, situado no condado de Devon, Inglaterra, foi transportada para terras californianas pelo diretor e corroteirista Cameron Crowe.

Cineasta bissexto vencedor do Oscar de melhor roteiro com o autobiográfico Quase Famosos (2000), Crowe é um narrador de histórias de superação e segundas chances. Tem domínio privilegiado da linguagem e da estética do cinema, além de sempre estar bem acompanhado de ótimo elenco e trilha sonora, como em Jerry Maguire – A Grande Virada (1996), Vanilla Sky (2001) e Tudo Acontece em Elizabethtown (2005). A receita também dá certo na adaptação da autobiográfica do jornalista britânico Benjamin Mee, Compramos um zoológico: A história verídica de um zoológico arruinado e dos duzentos animais que mudaram uma família para sempre.

Apesar de estar sempre envolvido em aventuras nas suas reportagens, Benjamin Mee (Damon) não estava preparado para a precoce viuvez e a educação-solo do adolescente rebelde Dylan (Colin Ford) e da pequenina e graciosa Rosie (Maggie Elizabeth Jones). Decide recomeçar a vida à frente de um zoológico em dificuldades, que acolhe também a sua nova casa, embora não entenda nada de animais. Mas a equipe reduzida, embora bravamente dedicada do zoológico, liderada por Kelly Foster (Scarlett), dá a ele e sua família todo o apoio.

Na época do lançamento, um crítico inglês lamentou a mudança dramatúrgica de endereço do zoológico inglês, ainda em funcionamento aliás, mas escreveu que era necessário admirar a qualidade da adaptação, “um filme que a Disney faria se ainda soubesse como”. Cameron Crowe soube vestir o luto, a coragem e o esforço para seguir em frente com a leveza, as cores e a energia dos animais e da natureza, desviando delicadamente dos clichês do gênero, sem perder emoção. De fato, um feito. Que São Francisco de Assis proteja nosso planeta, hoje e sempre.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Compramos um Zoológico/We Bought a Zoo
Direção: Cameron Crowe
Duração: 124 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2011
Elenco: Matt Damon, Scarlett Johansson, Thomas Haden Church, Colin Ford, Maggie Elizabeth Jones, Peter MacCready, Elle Fanning, Patrick Fugit
Distribuição: 20th Century Studios Brasil

Assista Agora!
Telecine Play Looke NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!