quarta, 03 de março de 2021

A Noviça Rebelde


A Noviça Rebelde
Assista Agora!
Disney Plus

A britânica Julie Andrews conquistou o Oscar de melhor atriz por Mary Poppins, e no ano seguinte uma indicação na mesma categoria por A Noviça Rebelde, dois dos musicais mais clássicos e aclamados da história de Hollywood. A atriz celebra hoje 85 anos com uma nova e aguardada série de época anunciada na Netflix, baseada na saga de livros de Julia Quinn, Os Bridgertons. Parabéns para Julie!

Nestes tempos de pandemia e ameaças obscurantistas, que tal (re)visitar o alto astral e a coragem com que A Noviça Rebelde tratou, sem perder a seriedade, de tempos sombrios na Europa, em especial na Áustria, dos anos 1930, em plena ascensão nazista? Indicado a 10 estatuetas, vencedor de 5 prêmios Oscar nas categorias de melhor filme, direção para Robert Wise (Amor, Sublime Amor), som, montagem e trilha sonora adaptada, o filme pouco envelheceu e nada perdeu do encanto e vigor, um tanto açucarados, que conquistaram o público desde o seu lançamento há exatos 55 anos e continuam cativando as novas gerações.

Quem duvida é só conferir as agências de viagem em todo o mundo especializadas no pacote para visitar os locais de filmagens do musical blockbuster, em Salzburgo, na Áustria. E quem nunca experimentou uma pink lemonade e se sentiu transportado para a varanda da mansão dos Von Trapp. Aliás, a família existiu, inclusive a inesquecível Maria (Julie Andrews), noviça sem vocação que arrebatou, para o pesar da elegante e casadoira baronesa (Eleanor Parker, Melodia Interrompida), o coração do sisudo e viúvo capitão Von Trapp (Christopher Plummer) e de seus sete filhos.

O famoso musical da Broadway inspirou-se na produção alemã A Família Trapp (1956), creditando o roteirista George Hurdalek. A adaptação do libreto para o cinema ficou a cargo de Ernest Lehman (Alô, Dolly!, O Rei e Eu), com as canções marcantes da dupla Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II (Oklahoma!), como "Edelweiss", "Do Re Mi" e a música que dá o título original do filme, "The Sound of Music".

Se o elenco, inclusive infantil, enche a tela com Julie e Christopher Plummer em destaque, é a direção do grande Robert Wise que orquestra o ritmo e a magnitude da transposição da história dos palcos para a acolhedora, verdejante, medieval e rural Salzburgo. Os travellings panorâmicos que abrem e fecham o filme dizem muito do que se conta entre um e outro, desde o romance inesperado à família que se refaz enquanto seu país se desfaz. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Noviça Rebelde/The Sound of Music
Direção: Robert Wise
Duração: 172 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 1965
Elenco: Julie Andrews, Christopher Plummer, Eleanor Parker, Richard Haydn, Peggy Wood, Charmian Carr, Nicholas Hammond, Duane Chase, Angela Cartwright, Kym Karath
Distribuição: 20th Century Fox

Assista Agora!
Disney Plus

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!