sábado, 06 de março de 2021

Antonia - Uma Sinfonia


Antonia - Uma Sinfonia
Assista Agora!
Vivo Play Google Play NET NOW iTunes Youtube

É emocionante, e revoltante, a história da holandesa Antonia Brico (1902-1989), a primeira mulher a reger as filarmônicas de Berlim e Nova York. A diretora e roteirista Maria Peters floreia a narrativa com altas doses de ficção, mas Antonia é uma mulher fora de série e a atriz Christianne de Bruijn assume com garra o papel.

Começa na Nova York de 1926, quando a jovem imigrante estudava piano e sonhava ser maestrina. Só o mencionar desse desejo já provocava risos, e o descrédito desaforado vinha tanto de homens quanto de mulheres. Um abusivo professor de piano é apenas um dos desafios desse período, que inclui o emprego na banda de um cabaré, onde ela faz um grande amigo. O apoio em casa era nulo e o enredo traz revelações sobre seus pais que a motivam a voltar sozinha para a Holanda. E não só para investigar suas origens, mas para convencer o renomado maestro Willem Mengelberg (Gijs Scholten van Aschat, Máquina de Guerra) a lhe ensinar a arte da regência.

Antonia deixa para trás um grande amor, o aristocrata Frank Thomsen (Benjamin Wainwright, Além das Palavras), que estava pronto a enfrentar a ira da mãe esnobe para se casar com a proletária. Ela sabia, porém, que casamento e filhos sepultariam seus planos musicais. No estilo Cinderela à avessas, a trama romântica não convence e alonga uma narrativa que bate 2 horas de duração. A cineasta usa subterfúgios desse tipo para erguer uma saga, embora sua protagonista não precise de adereços.

A forma como desbrava um universo exclusivamente masculino é uma epopeia, e o filme acerta ao ressaltar que nem o sucesso e as vitórias facilitaram sua carreira – isso causa revolta. No fim das contas, Antonia – Uma Sinfonia pode até abusar da licença poética para agradar ao grande público, mas Antonia, a maestrina, é um exemplo de perseverança. Os créditos finais dão detalhes notáveis de sua atuação na formação de mulheres musicistas.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Antonia - Uma Sinfonia/De Dirigent
Direção: Maria Peters
Duração: 137 minutos

País de Produção/Ano: Holanda/Bélgica, 2018
Elenco: Christanne de Bruijn, Benjamin Wainwright, Scott Turner Schofield, Raymond Thiry, Annet Malherbe
Distribuição: Splendid Film

Assista Agora!
Vivo Play Google Play NET NOW iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!