domingo, 11 de abril de 2021

Antígona - A Resistência está no Sangue


Antígona - A Resistência está no Sangue
Assista Agora!
iTunes Looke NET NOW Vivo Play Youtube

Da clássica tragédia grega de Sófocles vem a inspiração do representante do Canadá no Oscar 2020. Antígona - A Resistência está no Sangue é uma releitura moderna, pungente e protagonizada por uma jovem atriz que é uma força bruta: Nahéma Ricci – guarde este nome. Filha de Édipo na peça encenada por volta de 442 AC., a Antígona de hoje é argelina, perdeu os pais aos 3 anos de idade e sua avó (Rachida Oussaada) saiu fugida com ela, a irmã e dois irmãos para Montreal, na província canadense de Quebec.

A roteirista e diretora Sophie Deraspe preserva os nomes originais dos irmãos, Ismène (Nour Belkhiria), Étéocle (Hakim Brahimi) e Polynice (Rawad El-Zein), e também do amor de Antígona, seu colega de escola Hémon (Antoine DesRochers). Melhor aluna da classe, já fluente em francês e no último ano do ensino médio, ela sofre um novo baque quando outra tragédia assola a família. O espectador testemunha então sua transformação em uma Joana d’Arc do século 21. Para honrar um irmão e tentar salvar o outro da prisão e da inevitável deportação, Antígona contrapõe a lei dos homens a seus valores morais e toma uma atitude radical.

O grito de inconformismo provoca sua detenção e invade as redes sociais em ritmo de hip hop. O amado Hemón sai em sua defesa e usa a arte do grafite para torná-la um ícone. Uma montagem esperta, com estilo documental, faz pipocar na tela manifestações de apoiadores e detratores, com ecos inclusive no movimento #blacklivesmather. Há algo de V de Vingança nessa expressão de revolta que aos poucos se torna uníssona.

O sacrifício de Antígona pela família se desenrola em uma batalha judicial. Embora o período na casa de detenção empaque um pouco a narrativa, o terceiro ato ganha uma força descomunal. A diminuta Antígona se agiganta e vira mulher diante da câmera dessa diretora que conduz com pulso firme o arco dramático de sua heroína. Antígona consegue ser um filme duro, terno, trágico, romântico e lírico. De tirar o fôlego.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Antígona - A Resistência está no Sangue/Antigone
Direção: Sophie Deraspe
Duração: 109 minutos

País de Produção/Ano: Canadá, 2019
Elenco: Nahéma Ricci, Rawad El-Zein, Antoine DesRochers, Nour Belkhiria, Hakim Brahimi, Benoît Gouin, Eric Clark, Paul Doucet, Rachida Oussaada
Distribuição: Elite Filmes

Assista Agora!
iTunes Looke NET NOW Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!