quinta, 21 de janeiro de 2021

A Casa do Lago


A Casa do Lago
Assista Agora!
NET NOW iTunes Google Play Youtube

Só mesmo o cinema pode dar vida a um romance maduro e verdadeiro separado pelo tempo. A médica Kate (Sandra Bullock, Bird Box) muda, com dor no coração, de sua casa isolada e tranquila em Illinois para trabalhar num dos principais hospitais de Chicago, na manhã invernal de 14 de abril de 2006. Deixa uma carta simpática e o contato para o próximo inquilino enviar as eventuais correspondências. É o talentoso, mas discreto, arquiteto Alex (Keanu Reeves, John Wick 3: Parabellum) quem substitui Kate e recebe a carta... na manhã invernal de 14 de abril de 2004.

É claro que demora um certo tempo para Kate e Alex descobrirem e aceitarem a situação, já que entender o lapso de tempo entre eles seria obra dos roteiristas da produção coreana de 2000, Il Mare, de Hyun-seung Lee, adaptada para Hollywood em A Casa do Lago. Mas certamente a familiaridade do diretor argentino Alejandro Agresti (Um Mundo Menos Pior) com o gênero fantástico, tão caro à literatura latina, contribuiu para dar realismo à história, e não apenas isso.

Há um engenhoso jogo de tempos e planos que espelham as situações semelhantes que Kate e Alex vivem na casa e na vida, cada um no seu tempo. Ambos são solitários, algo melancólicos, marcados por experiências familiares doloridas. Uma delas, inclusive, para Alex, é a casa do lago com suas paredes de vidro, construída por seu pai (Christopher Plummer, Todo o Dinheiro do Mundo), arquiteto renomado, para abrigar sua família. A casa e a família ficaram inacabadas, e esse é um dos motivos de Alex voltar a morar lá.

O casal se apaixona por cartas - mais um toque literário, hoje até saudosista, do filme. O diretor Agresti é delicado na construção dessa história de amor à distância, mas não menos envolvente e cativante, graças à química e ao carisma de Sandra e Reeves, que já tinham se apaixonado nas telas em Velocidade Máxima (1994), filme que lançou a atriz ao estrelato. As soluções cênicas para a distância temporal entre eles são um dos destaques do sensível trabalho da direção, e a trilha sonora não fica atrás.

A beleza das cartas e do sentimento genuíno entre Kate e Alex estão refletidos também na elegia à arquitetura, tema onipresente nos diálogos e nas locações do filme. Quando Alex, no passado, convida Kate, no futuro, a fazer uma visita pelos seus prédios preferidos em Chicago (que foi totalmente reconstruída depois de um grande incêndio em 1871, com projetos de famosos arquitetos), o espectador vai junto de Kate e se maravilha com eles.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Casa do Lago/The Lake House
Direção: Alejandro Agresti
Duração: 99 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2006
Elenco: Keanu Reeves, Sandra Bullock, Christopher Plummer, Ebon Moss-Bachrach, Dylan Walsh, Shohreh Aghdashloo
Distribuição: Warner Bros.

Assista Agora!
NET NOW iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!