quarta, 14 de abril de 2021

Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica


Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica
Assista Agora!
Netflix

Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica não é bem um documentário. O que o diretor e roteirista Donick Cary faz é mais uma anedota, uma curiosa junção de relatos de celebridades sobre os altos e baixos de suas experiências psicodélicas. Em bom em claro português: a “viagens” embaladas por drogas alucinógenas como LSD e cogumelo mágico. Há pouco de científico na abordagem, que evita julgamentos morais. A ideia é entreter e não debater.

Roteirista da série Os Simpsons e do programa Late Show With David Letterman, Cary ouviu uma trupe eclética. Há colegas do ramo humorístico como Will Forte, Sarah Silverman e Ben Stiller, e celebridades como Sting, o médico e guru Deepak Chopra, além da saudosa e eterna princesa Leia, Carrie Fisher. Outro entrevistado que morreu antes do lançamento é o chef Anthony Bourdain.

A visão mais zen e existencialista dos efeitos do LSD vem do líder do The Police, Sting, que descreve a sensação de flutuação, os papos com a grama “falante” e a visão do Cometa Halley como um dragão de fogo rasgando o céu na aparição de 1986. Ele fala também da consciência da mortalidade e da conexão com a natureza. Cary encena as narrativas com coloridos desenhos psicodélicos e cada caso é entrecortado por esquetes de humor.

As chamadas “bad trips” são as mais instigantes. A atriz Rosie Perez, por exemplo, se intoxicou sem querer com um ponche “batizado” e se viu nadando de costas no mar em que se transformou o chão da boate em que estava. Diz que a aventura acabou em casa, com seu corpo transmutado em um colchão. Duas regras são unânimes: nunca dirija e não olhe no espelho enquanto estiver sob efeito. E as histórias dos que não sabiam da dica são cômicas.

Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica vale como curiosidade e não faz apologia ao uso de drogas. O desfecho, porém, destaca que depois de 50 anos em que psicodélicos foram ilícitos nos EUA, a FDA (Food and Drug Administration) aprovou estudos para explorar seus efeitos terapêuticos no tratamento de depressão, ansiedade, dependência de fumo e alcoolismo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Maior Viagem: Uma Aventura Psicodélica/Have a Good Trip: Adventures in Psychedelics
Direção: Donick Cary
Duração: 85 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Anthony Bourdain, Carrie Fischer, Will Forte, Ben Stiller, Rob Corddry, Deepak Chopra, David Cross
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!