Não é brincadeira o que Milagre na Cela 7 faz com a emoção do espectador, sem precisar ser piegas ou melodramático. No Top 10 entre as mais assistidas nessa temporada de quarentena na Netflix, a produção da Turquia é remake de um enorme sucesso sul-coreano de 2013. E não foi o primeiro. Índia e Filipinas já lançaram os seus e a Indonésia estreia sua versão neste ano.
Em 2004, o governo turco aboliu a pena de morte. Essa informação é dada logo no início, para então voltar ao ano de 1983 e apresentar uma família muito especial. Memo (Aras Bulut Iynemli) é um pai solteiro com deficiência intelectual que vive em um pequeno vilarejo com a filha, Ova (Nisa Sofiya Aksongur), e a avó, Fatma (Celile Toyon Uysal). “Ele tem a mesma idade que você”, Fatma explica à Ova, quando a garota pergunta por que seu pai é diferente dos outros. A vida dessa gente simples e de bem é abalada por uma tragédia.
Memo é preso depois de um acidente que mata a filha do poderoso coronel local. Um soldado desertor do exército testemunha a cena. A narrativa então se bifurca. De um lado, vemos esse querubim de menina tentar descobrir o paradeiro da única pessoa que pode salvar seu pai da forca – sim, essa é a condenação. Do outro, acompanhamos a rotina de Memo na cadeia. Colocado na tal cela 7, o suposto assassino de criança apanha um bocado no início. Aos poucos, porém, os próprios detentos começam a duvidar que alguém tão puro possa ter cometido um crime horrendo.
A gravidade da situação é aliviada pela bem-humorada convivência entre os presos, e pelas maracutaias que eles inventam para que Memo receba a (proibida) visita da filha. A trilha sonora carrega um pouco no drama, mas as lágrimas brotam copiosamente não só nos comoventes encontros entre Memo e Ova, mas pelo efeito que o profundo amor paternal provoca nos companheiros da cela 7. Um deles sofre com um misterioso trauma do passado. Há uma corrida contra o tempo para provar a inocência e evitar a execução, com direito a reviravolta final e mais choradeira. É uma ternura autêntica e contagiante. Não dá pra segurar.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Milagre na Cela 7/Yedinci Kogustaki Mucize
Direção: Mehmet Ada Öztekin
Duração: 132 minutos
País de Produção/Ano: Turquia, 2019
Elenco: Aras Bulut Iynemli, Nisa Sofiya Aksongur, Deniz Baysal, Celile Toyon Uysal
Distribuição: Netflix
Comentar
Comentários (0)