terça, 11 de maio de 2021

Tarde Para Morrer Jovem


Tarde Para Morrer Jovem
Assista Agora!
Looke Vivo Play NET NOW

Mais uma coprodução do brasileiro Ricardo Teixeira (A Vida Invisível, O Farol, Ad Astra - Rumo às Estrelas) e sua RT Features a se destacar no circuito dos festivais, Tarde para Morrer Jovem recebeu o prêmio de melhor direção em Locarno, para a chilena Dominga Sotomayor Castillo, menção especial no Festival de Roterdã e foi destaque na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio – tudo em 2018.

Quem assina a direção de fotografia é o peruano de nascimento, mas chileno de criação, Inti Briones (Hebe - A Estrela do Brasil). Seu trabalho, em parceria com a direção, é a alma do filme, que se passa no verão chileno de 1990, mais precisamente nos dias que antecedem o primeiro Ano Novo de liberdade e democracia no país, após 17 anos de ditatura militar. Ninguém menciona a data em cena, mas está no ar. Nesses dias, o pequeno grupo que vive numa comunidade isolada aos pés dos Andes está às voltas com os preparativos para a festa da fim de ano.

Os adultos se preocupam com a ameaça de incêndio na região e como vão trazer energia elétrica e água encanada, sem grandes gastos ou desgastes ao seu modo de vida, mas os jovens Sofia (Demian Hernández) e Lucas (Antar Machado), e a pré-adolescente Clara (Magdalena Tótoro), a quem o filme segue mais de perto, vivem seus dramas pessoais com mais intensidade. Sofia quer se mostrar mulher adulta para a mãe ausente, cantora de sucesso, que prometeu vir para a celebração. Por isso deixa Lucas na mão e aceita a sedução do “playboy” da comunidade. Já Clara circula com desenvoltura naquele incômodo lugar entre a infância e a adolescência, mas o sumiço de sua cachorra Frida lhe tira o sono.

É um argumento modesto, mas Tarde Para Morrer Jovem é um filme mais de climas e ambientações do que de histórias. Faz o registro da ética de uma época em que viver o mais natural possível era um ato de protesto e resistência contra o autoritarismo, fosse ele do governo, da economia ou de ambos. Daí a importância do estilo caloroso de Briones e Dominga. Os enquadramentos abertos captam vários personagens em cena, e foco e diálogo dançam um para o outro, uma ocupação comunitária da tela a espelhar a da terra, da qual os jovens são os protagonistas. Como são, também, do futuro.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Tarde Para Morrer Jovem/Tarde Para Morir Joven
Direção: Dominga Sotomayor Castillo
Duração: 100 minutos

País de Produção/Ano: Argentina/Brasil/Catar/Chile/Holanda, 2018
Elenco: Demian Hernández, Antar Machado, Magdalena Tótoro, Matías Oviedo, Antonia Zegers
Distribuição: Pandora Filmes

Assista Agora!
Looke Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!