segunda, 26 de outubro de 2020

Cine São Paulo


Cine São Paulo
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

A cidade de Dois Córregos, no interior paulista, já foi cenário e título do belíssimo filme do saudoso cineasta Carlos Reichenbach, Dois Córregos: Verdades Submersas no Tempo (1999), em que a ditadura era tema central. Agora, 20 anos depois, abriga essa beleza de documentário, Cine São Paulo, em que Seu Chico, sua sala de cinema, seu sonho e sua resiliência são símbolos de resistência e de amor ao cinema e à cultura de uma cidade, de um país.

Aos 70 anos, Seu Chico decidiu recuperar o Cine São Paulo, uma das salas de cinema mais antigas do Brasil, inaugurada em 1910. Seu pai se tornou proprietário do cinema em 1940. A infância e a juventude de Seu Chico foram marcadas pela sala de projeção, e filmes como A Carrocinha (1955), com Mazzaropi, o primeiro que assistiu ao lado de sua então namorada, O Homem Que Sabia Demais (1956), Intriga Internacional (1959) e Ben-Hur (1959).

Na vida adulta, já casado e com filhos, após a crise da chegada da televisão, foi o lucro dos filmes dos Trapalhões e de sucessos como Superman (1980) no pequeno empreendimento familiar que lhe deram dinheiro para construir sua casa própria. Mas o videocassete trouxe nova crise, e a única sala de cinema de Dois Córregos ficou fechada por décadas.

Até 2015, quando o simpático e atrapalhado Seu Chico - uma espécie de Totó, de Cinema Paradiso, à brasileira - usou as economias da família, para tristeza de sua esposa, Dona Neusa, na recuperação do cinema, mesmo em tempos de internet e streaming. É essa empreitada que os diretores Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli acompanham, com sua câmera atenta aos detalhes, plácida, descritiva, desde a reforma do teto até o dia da reinauguração. A rica história do Cine São Paulo e de sua recuperação não é só dele e de Seu Chico. É também de cada um de nós, que trazemos na memória cenas de filmes e cinemas que nos marcaram, divertiram, ensinaram. Atualmente, há salas de cinema em apenas 10% das 5.570 cidades brasileiras.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Cine São Paulo
Direção: Ricardo Martensen, Felipe Tomazelli
Duração: 78 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2017
Elenco: Francisco Augusto Prado Telles (Seu Chico), Neusa Sangaletti Prado Telles, Daniele Soffner
Distribuição: Taturana Mobilização Social

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!