domingo, 11 de abril de 2021

O Relatório


O Relatório
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Quem já não ouviu falar dos violentos métodos de interrogação empregados pelos órgãos de inteligência e defesa dos Estados Unidos, no período que se seguiu ao ataque do 11 de setembro de 2001, não apenas para desmascarar e punir os responsáveis, mas também para evitar que acontecesse algo tão fatídico novamente? Além das manchetes dos jornais, o premiado A Hora Mais Escura (2012) já abordou o assunto no cinema, e o filme é até citado em O Relatório, que destrincha o árduo trabalho de Daniel Jones para trazer a verdade à tona.

Não é de estranhar que Scott Z. Burns esteja por trás de tudo, como produtor, roteirista e diretor. Ele produziu os premiados documentários sobre o meio ambiente Uma Verdade Inconveniente e Uma Verdade Mais Inconveniente. É longevo roteirista parceiro de Steven Soderbergh, inclusive nas sérias denúncias de A Lavanderia e O Desinformante!. Depois de cinco anos de intensas pesquisas, Burns transformou novamente um extenso material, baseado em caso verídico, num filme ousado e corajoso, agora com produção do amigo Soderbergh.

Dan Jones (Adam Driver, Infiltrado na Klan) é o dedicado funcionário do Senado Americano designado, pela senadora Dianne Feinstein (Annette Bening, Capitã Marvel), para investigar a utilização de tortura em interrogatórios conduzidos pela CIA no pós 11 de setembro. Foram seis anos de trabalho, numa sala claustrofóbica no porão da agência, contra tudo e contra todos. O resultado: 7 mil páginas, condensadas em um relatório de cerca de 700, que correu o risco de não ser publicado.

A ousadia de Scott Z. Burns repousa na construção de toda a dramaturgia do filme em torno da força dos fatos e das etapas da produção do relatório, sem concessões. É verborrágico, envolvente, sedutor. Sua coragem foi dar nome aos bois e revelar relações escusas entre o Senado e a CIA em meio aos governos de George W. Bush e Barack Obama. Burns também se deu bem com o ótimo elenco, dos protagonistas às muitas participações especiais. E melhor ainda por inserir sua (difícil) história num contexto democrático, legal, ético. Curioso ser justamente esse aspecto que mais se aproxima do clichê em todo o filme.    




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Relatório/The Report
Direção: Scott Z. Burns
Duração: 119 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Adam Driver, Annette Bening, Jon Hamm, Linda Powell, Victor Slezak, Alexander Chaplin, Joanne Tucker, Maura Tierney, Michael C. Hall
Distribuição: Diamond Films

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!