quinta, 25 de fevereiro de 2021

Foro Íntimo


Foro Íntimo
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

É um exercício de suspense a engenhosa estreia em longas de Ricardo Mehedff. Cinema autoral, Foro Íntimo é inspirado em eventos reais e, embora tenha sido concebido em 2012, está em total sintonia com a atual situação do Sistema Jurídico brasileiro. Mehedff filma em preto e branco e faz um trabalho de câmera anguloso, que parte do exterior do Fórum Lafayette, no centro de Belo Horizonte. A arquitetura minimalista, de linhas retas, destoa do interior, um labirinto de salinhas e corredores claustrofóbicos.

Há meses, um dos gabinetes tornou-se a casa do juiz Dr. Teixeira (Gustavo Werneck). Ameaçado de morte por criminosos sob seu julgamento, ele sai da pequena sala apenas para ir ao banheiro ou para assumir a corte - sempre acompanhado de policiais fortemente armados. Como se não bastasse a pressão midiática do caso, o isolamento e os indícios de que há um infiltrado do crime entre os funcionários, o magistrado começa a perder a saúde e a razão.

Com sua câmera indiscreta, Mehedff coloca o espectador no centro desse turbilhão psicológico. Entre delírio e sanidade, o juiz se vê tolhido da própria liberdade – a mesma que seus réus podem perder a qualquer momento. Essa dualidade está implícita no elegante preto e branco, no jogo de claro e escuro entre corredores apertados e janelas amplas, e também nos limites da ética e da imparcialidade.

Foro Íntimo é cinema sensorial, instigante, e jogo rápido. Tem 74 minutos bem resolvidos. A produção percorreu dezenas de festivais internacionais e levou diversos prêmios, entre eles melhor filme estrangeiro no London International Film Festival. Na entrevista em vídeo abaixo, o cineasta fala sobre os desafios de realizar essa obra perturbadora.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Foro Íntimo
Direção: Ricardo Mehedff
Duração: 74 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2017
Elenco: Gustavo Werneck, Jefferson Da Fonseca Coutinho, Bia França, Leo Quintão
Distribuição: Embaúba Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!