domingo, 11 de abril de 2021

Retrato do Amor


Retrato do Amor
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Looke Google Play iTunes Youtube

Escrita e dirigida por Ritesh Batra, realizador do premiado The Lunchbox, essa história de amor anda na contramão dos romances hollywoodianos. Se por um lado o ritmo lento e a cultura pudica geram um certo desânimo, por outro o mergulho no universo indiano é sempre um convite irrecusável. A questão premente em Retrato do Amor é o sistema de castas, uma forma de divisão social milenar na Índia e a barreira a ser ultrapassada pelos enamorados.

Rafi (Nawazuddin Siddiqui) migrou de sua vila para Mumbai com a missão de ganhar dinheiro e mandar para a avó que o criou – ela tem uma dívida a pagar. Seu instrumento é a câmera fotográfica, com a qual clica turistas no Portal da Índia, um dos mais famosos cartões-postais do país. Miloni (Sanya Malhotra) passou em primeiro lugar no concurso para estudar contabilidade. É de classe média e orgulho dos pais. Rafi fotografa Miloni e manda a imagem para a avó como se fosse de sua noiva - ele quer aplacar a pressão dela para que se case.

Quando a senhora anuncia que vem visitar o neto, o rapaz pede ajuda da jovem para manter a farsa. Esse arranjo um tanto implausível é a artimanha do roteiro para aproximar Rafi e Miloni, e deixar que suas diferentes realidades sociais atuem no pano de fundo desse amor tímido demais para os padrões ocidentais.

A dica é desacelerar e se deixar levar pelo compasso dos protagonistas, que expressam seus sentimentos pelas atitudes e não por palavras ou toques. É um exercício cinematográfico desafiador para o espectador desse canto do mundo, em que o calor humano latino dita as regras na arte da conquista. E, cá entre nós, é muito mais estimulante.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Retrato do Amor/Photograph
Direção: Ritesh Batra
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: Índia/EUA/Alemanha, 2019
Elenco: Nawazuddin Siddiqui, Sanya Malhotra, Sachin Khedekar
Distribuição: California Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Looke Google Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!