terça, 11 de maio de 2021

O Homem Que Matou Dom Quixote


O Homem Que Matou Dom Quixote
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW Youtube Looke Google Play iTunes

Foram 30 anos de gestação. Só por nascer, O Homem Que Matou Dom Quixote já é vitorioso. Era 1989 quando Terry Gilliam (ex-membro do famoso grupo de humor Monty Python) teve a ideia de montar sua versão do clássico literário de Miguel de Cervantes. Quem assistiu a Os Irmãos Grimm, Medo e Delírio e Os 12 Macacos, por exemplo, sabe que o cinema de Gilliam é psicodélico, libertário, alucinante, surreal, exuberante e metalinguístico. A receita é novamente seguida à risca, desta vez com a história de um filme dentro do filme.

Nessas três décadas, produtores e atores entraram e saíram do projeto, que tinha Johnny Depp, Jean Rochefort e Vanessa Paradis como protagonistas do elenco original. O material produzido na primeira tentativa abortada, que entre as intempéries teve a inundação do set e destruição de equipamentos, rendeu inclusive um documentário, Perdido em La Mancha (2002), sobre as absurdas dificuldades enfrentadas por Gilliam.

Gérard Depardieu, Robert Duvall, Ewan McGregor e John Hurt também pretenderam estrelar a epopeia de Gilliam, mas abandonaram o barco por motivos diversos. Eis que em 2016, Adam Driver (o Kylo Ren de Star Wars), Jonathan Pryce (A Esposa) e Olga Kurylenko (Um Dia Perfeito) fecham a participação e a produção é retomada. Aleluia!

O Homem Que Matou Dom Quixote é um delírio brincalhão, que começa nas filmagens de uma campanha publicitária na Espanha. Toby (Adam Driver) é o diretor arrogante e sem inspiração, que recebe de um misterioso cigano uma antiga cópia de seu primeiro filme, um trabalho estudantil no qual adaptava (adivinhe!) a obra Dom Quixote.

Toby descobre que o vilarejo que serviu de cenário fica perto, e quando vai revisitar o lugar é confrontado com efeitos devastadores que seu filme provocou nos habitantes da comunidade. A adolescente que viveu Dulcineia (Joana Ribeiro) tornou-se prostituta e o sapateiro que interpretou Quixote (Jonathan Pryce) perdeu a razão e nunca mais abandonou seu personagem.

Em um registro pitoresco, a trama se alterna entre fantasia e realidade, na medida em que Toby se deixa envolver pelos devaneios de “Quixote”, que o considera seu Sancho Pança. Terry Gilliam leva mais de duas horas para contar essa jornada que não vai muito longe nem na dramaturgia, nem no enredo. Mas o espírito intrépido do cineasta está em cada cena. Como o valente e insano Quixote, o destemido e tresloucado Gilliam combateu demônios reais e imaginários, mas, enfim, realizou sua obra.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Homem Que Matou Dom Quixote/The Man Who Killed Don Quixote
Direção: Terry Gilliam
Duração: 132 minutos

País de Produção/Ano: Espanha/Bélgica/França/Reino Unido/Portugal, 2018
Elenco: Adam Driver, Jonathan Pryce, Olga Kurylenko, Joana Ribeiro, Stellan Skarsgärd
Distribuição: Elite

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW Youtube Looke Google Play iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!