A promissora estreia de Álvaro Furloni na direção de longa-metragem teve première no 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, e recebeu os prêmios de melhor ator (Armando Babaioff) e melhor montagem no 10º Festival de Cinema de Triunfo.
Babaioff (Prova de Coragem) é realmente um dos trunfos do filme, com forte presença em cena e uma desafiadora performance composta entre a fragilidade e a coragem, o delírio e a realidade. A montagem dá ritmo a uma narrativa introspectiva, soturna. Outro destaque do elenco é Flávio Bauraqui (Nise: O Coração da Loucura), no papel do pastor Pastor Gileno.
Hélio Lotte (Babaioff) é o ex-líder de uma banda de rock de sucesso condenado a 12 anos de prisão por um crime que ganhou as manchetes dos jornais de todo o País. Ele se torna evangélico na prisão e, quando sai, vai morar no quarto do andar superior de uma igreja a convite do pastor. Logo se vê assombrado por fatos do passado e do presente. É um autêntico thriller psicológico, e o diretor, fã do gênero, afirma ter-se inspirado na trilogia do apartamento de Roman Polanski - Repulsa ao Sexo (1965), O Bebê de Rosemary (1968) e O Inquilino (1976) – e em Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky.
Furlani foi um bom aprendiz. Articulou fotografia, iluminação e direção de arte para criar uma atmosfera claustrofóbica, hostil, inquietante. Piedade, o nome do bairro do subúrbio carioca, sede da igreja e da nova casa de Hélio, tem um efeito simbólico poderoso nesta produção perturbadora.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Homem Livre
Direção: Álvaro Furloni
Duração: 84 minutos
País de Produção/Ano: Brasil, 2017
Elenco: Armando Babaioff, Flávio Bauraqui, Thuany Andrade, Rosane Mulholland, Marcio Vito, Giancarlo Di Tomasso, Lucas Gouvea
Distribuição: Olhar
Comentar
Comentários (0)