terça, 11 de maio de 2021

Time


Time
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Em 1997, a jovem Sibil Fox Richardson, o marido Robert Richardson e um sobrinho realizaram um assalto a banco, de onde roubaram pouco mais de US$ 5 mil dólares. Nenhum deles tinha ficha criminal. Não há defesa para a péssima forma com que enfrentaram um momento de desespero financeiro, depois que o investidor de uma loja que pretendiam abrir deu para trás. Mas este não é o foco de Time, indicado ao Oscar 2021 de Melhor Documentário. A sentença de 60 anos de prisão para Robert causa espanto, porém a narrativa não é do tipo “batalha nos tribunais”. O diferencial aqui é o registro íntimo e pessoal que a cineasta Garrett Bradley faz de Sibil – agora conhecida como Fox Rich.

Ela saiu da prisão em três anos e meio. Por mais de duas décadas, criou os seis filhos sozinha enquanto lutava pela liberdade do marido. Filmar cenas caseiras sempre fez parte da rotina dos Richardson. A compilação que a diretora faz desse acervo e costura com as imagens que captou de sua protagonista e da família formam um painel de resiliência. Há emoção genuína nas cenas em preto e branco, mas nada de dramalhão. Dá a impressão de que a fonte das lágrimas que Fox Rich certamente derramou secou, e deu lugar a uma determinação descomunal. Que mulher!

Claro que a questão racial está em evidência. No entanto, o preconceito contra os negros e os excessos penais decorrentes dessa realidade não se elevam na narrativa, porque Time se assume como retrato humano, o perfil de alguém que seguiu adiante, perseverou e não desistiu até chegar aonde queria. E os revezes não foram poucos. Em depoimento, a mãe de Fox Rich condena as escolhas da filha na época do crime, porém é dessa senhora durona que a personagem admite vir seu exemplo de força.

Alguns dos filhos se pronunciam e suas vozes são um atestado do quanto a dedicação de Fox Rich evitou que eles entrassem para uma estatística cruel. Estudos apontam que uma entre três crianças de pais presos terminam atrás das grades, e que filhos cujos pais estão na prisão têm 15% de chance se formar na escola, comparado aos 40% quando os pais estão livres. Time tem sim um final feliz, e Fox Rich continua firme, enquanto o espectador deve ter sérias dificuldades para conter as lágrimas.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Time
Direção: Garrett Bradley
Duração: 81 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Rob Rich II, Fox Rich, Laurence M. Rich, Justus Fox Richardson, Laurence M. Rich
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!