terça, 11 de maio de 2021

O Orfanato


O Orfanato
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Supo Mungam Plus

Qodrat tem 15 anos. De seus pais, não se tem notícia. Ele dorme em um carro abandonado e passa os dias pelas ruas de Cabul, capital do Afeganistão. Seu ganha-pão naquele ano de 1989 é como vendedor de chaveiro e cambista de ingressos de cinema. Apaixonado pelos filmes de Bollywood, o jovem atenua a dura realidade com sua mente fértil, e se imagina astro de produções indianas. Quando é pego no pulo pela polícia durante uma negociata, Qodrat é levado para o orfanato. Ali ele vai conviver com outros meninos e receber educação fiel ao regime intervencionista russo, que dominava o país desde 1979.

O Orfanato foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019, uma mostra paralela voltada às novas vozes do cinema mundial. A diretora afegã Shahrbanoo Sadat é uma delas e seu filme é a segunda parte de uma pentalogia iniciada com Wolf and Sheep (Lobo e Ovelha), inspirada no diário não publicado de Anwar Hashimi, que interpreta o supervisor do orfanato. A história de Qodrat é um típico rito de passagem, que a princípio traz pouca novidade ao retratar a rotina dos órfãos. Mas é preciso levantar o radar para captar o valor histórico dessa obra singela.

Em uma excursão a Moscou, e acompanhados por um grupo de meninas, os garotos entram em contato com a juventude soviética em um acampamento. Ali devem aprender os valores e as tradições daquele país, o que inclui partidas de xadrez em computadores e uma visita ao mausoléu de Lenin. É no retorno a Cabul que a chamada Guerra do Afeganistão ganha espaço na trama, ainda que de forma sutil. Os meninos correm para queimar livros e outros objetos relacionados aos russos, a pedido de um assustado supervisor.

O Orfanato demanda uma pesquisa pessoal do espectador, para entender que o fim de uma década de domínio soviético marcou a retomada das forças afegãs, comandadas pelos Mujahidins. O semblante entristecido das professoras do orfanato, agora obrigadas a se cobrir com o Hijab, anuncia novos e sombrios tempos sob os ditames do Estado Islâmico. É uma ideia paradoxal, a de que a liberdade do jugo da União Soviética lançaria o Afeganistão nas trevas do fundamentalismo. Haja criatividade a Qodrat para achar na fantasia um desfecho positivo para essa história.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Orfanato/Parwareshghah
Direção: Shahrbanoo Sadat
Duração: 90 minutos

País de Produção/Ano: Afeganistão/Dinamarca/Luxemburgo/França/Alemanha, 2019
Elenco: Anwar Hashimi, Quodratollah Qadiri, Sediqa, Asadullah Kabiri
Distribuição: Supo Mungam

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Supo Mungam Plus

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!