quarta, 02 de dezembro de 2020

Retratos de uma Guerra


Retratos de uma Guerra
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes Google Play

A União Soviética foi atacada pelos alemães em 1941. Esse episódio da Segunda Guerra contrapôs dois regimes totalitários: a ditadura comunista de Josef Stalin e a ditadura imperialista de Adolf Hitler. Enquanto o Holocausto tomava forma nos campos de concentração nazistas, os opositores ao regime stalinista eram executados ou deportados para os Gulags, campos de trabalhos forçados em locais remotos como Sibéria e Cazaquistão.

O genocídio perpetrado por Stalin nos países bálticos é o cerne de Retratos de uma Guerra, baseado no best-seller A Vida em Tons de Cinza, da norte-americana e filha de refugiado lituano Ruta Sepetys. A adaptação é dirigida por Marius A. Markevicius, que abordara o drama dos Gulags anteriormente, como produtor de Caminho da Liberdade. A ficção histórica é sua estreia na direção de longas e atraiu multidões de lituanos aos cinemas em 2018.  

Focada em uma família, a trama abre na Lituânia de 1941, onde vive a adolescente Lina (Bel Powley, White Boy Rick). Aspirante a artista plástica, a jovem tem seus sonhos interrompidos quando o pai é preso e ela, a mãe e o irmão menor são enviados para um campo de trabalho na Sibéria. Não é preciso descrever as atrocidades que ela testemunha e o diretor Markevicius é discreto, embora o olhar de sua protagonista externe o horror.

Mas não é só seu olhar. Os desenhos de Lina também expressam sentimentos e seus traços revelam a personalidade dos três homens que marcam sua estadia no inferno. Um deles é o parceiro de cárcere, Andrius (Jonah Hauer-King), e há também o comandante Komarov (Peter Franzén) e o guardião do campo Nikolai  (Martin Wallström, série Mr. Robot). Este último pode ser coadjuvante, mas é o personagem que tem o arco dramático mais denso da narrativa.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Retratos de uma Guerra/Ashes in the Snow
Direção: Marius A. Markevicius
Duração: 98 minutos

País de Produção/Ano: Lituânia, 2018
Elenco: Bel Powley, Jonah Hauer-King, Peter Franzén, Martin Wallström, Sam Hazeldine
Distribuição: Vários

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes Google Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!