sexta, 27 de novembro de 2020

Areia Movediça


Areia Movediça
Assista Agora!
Netflix

Começa com imagens difusas do massacre em uma escola. A primeira série original sueca da Netflix pouco tem a ver com filmes como Elefante e outras produções sobre tragédias juvenis provocadas por bullying. A adaptação do best-seller Störst av allt (O Maior de Todos), de Malin Persson Giolito, faz uma anatomia do ataque a partir do drama da protagonista, Maja (Hanna Ardéhn). Sobrevivente acusada de conspiração e assassinato, ela tem lembranças nebulosas do que aconteceu e começa a reconstruir a própria memória durante os interrogatórios na prisão.

Muito bem escolhido, o título nacional Areia Movediça representa esse solo argiloso em que a personagem afunda aos poucos, até não conseguir mais sair. É pelo olhar de Maja que conhecemos Djursholm, um bairro de elite em Estocolmo, onde fica o colégio frequentado por ela e sua melhor amiga, Amanda (Ella Rappich). No último ano do ensino médio, Maja tem sua rotina agitada pelo intenso romance com Sebastian (o ator e cantor Felix Sandman), o mais rico entre os ricos. Os seis episódios revelam como ela passa de boa filha, irmã carinhosa e aluna exemplar a acusada de assassinato.  

Embora seja palco de alguns desencontros entre o jovem casal, a escola é espaço secundário nos conflitos. É no ambiente familiar que o espectador encontra mais respostas. Fique de olho, por exemplo, no deslumbramento dos pais de Maja, que não hesitam em passar o resto das férias longe da filha ao vê-la convidada para ficar no iate do namorado. A relação de Sebastian com o pai é a mais estereotipada, com uma crescente hostilidade verbal e física. As festas de arromba na mansão do “pobre menino rico” também não têm nada de saudável.

A questão é em que ponto eles passam do ponto e rumam para o caos. As cenas no tribunal são tensas, mas é curioso como os diretores Per-Olav Sørensen e Lisa Farzaneh economizam na emoção. Quando ela extravasa, porém, é arrasador. Areia Movediça guarda para o final a explicação do que realmente houve na sala de aula. Então tudo faz sentido e é muito sofrido tomar consciência do quanto a falta de afeto pode ser nociva.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Areia Movediça/Quicksand
Direção: Per-Olav Sørensen, Lisa Farzaneh
Duração: 45 minutos

País de Produção/Ano: Suécia, 2019
Elenco: Hanna Ardéhn, Felix Sandman, David Dencik, Ella Rappich, William Spetz, Reuben Sallmander, Suheib Saleh
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!