quarta, 25 de novembro de 2020

O Dilema das Redes


O Dilema das Redes
Assista Agora!
Netflix

O Dilema das Redes precisa ser visto. Além de entrevistas com especialistas e grafismos, o documentário usa dramatizações para exemplificar a gravidade da situação. A discussão sobre o perigo das redes sociais para o indivíduo e a sociedade não é nova. A diferença aqui é que 14 dos 19 entrevistados são altos executivos que fizeram carreira em grandes conglomerados de tecnologia como Google, Facebook, Instagram, YouTube, Apple, Mozilla, Twitter e Pinterest.

Assustados e preocupados com os rumos que essas todo-poderosas empresas tomaram nos últimos anos em escala mundial, eles não só abandonaram seus cargos como se engajaram no compromisso de alertar o mundo sobre suas práticas antiéticas. Dirigido a cada um de nós, O Dilema das Redes faz um apelo claro, atual e cada vez mais urgente face ao cenário preocupante das fake news, das polarizações políticas e pessoais, e das consequências nefastas delas na vida pública e no mundo democrático.

O documentário aponta sua lente, antes de tudo, para as estratégias invasivas e desautorizadas de extração de dados privados colocados a serviço da exploração econômica e política, sem transparência alguma. Muitas delas, fruto do design e de técnicas de persuasão viciantes desenvolvidas pelos próprios entrevistados. Especialistas da neurologia, psicologia, das ciências sociais e da informação, de universidades do calibre de Harvard, Stanford e Nova York, apontam efeitos trágicos como a desagregação familiar, o aumento da taxa de suicídio entre pré-adolescentes e jovens, e a manipulação eleitoral em democracias - o Brasil é um dos citados.

O diretor Jeff Orlowski (Em Busca dos Corais) foi contemporâneo, em Stanford, de Tristan Harris (foto acima), ex Google e criador da ONG Center for Humane Technology (Centro para uma Tecnologia Humana), um dos ativistas mais empenhados na regulamentação das redes. No terreno da ficção, Orlowski cria uma família impactada pelas plataformas e faz uma simulação da manipulação dos dados de um dos filhos, Ben (Skyler Gisondo, Fora de Série), nos bastidores da inteligência artificial de um desses conglomerados. É no mínimo angustiante nos vermos refletidos no espelho da marionete tecnológica de Ben.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Dilema das Redes/The Social Dilemma
Direção: Jeff Orlowski
Duração: 94 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Vincent Kartheiser, Skyler Gisondo, Sophia Hammons, Kara Hayward
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!