sexta, 27 de novembro de 2020

Estado Zero


Estado Zero
Assista Agora!
Netflix

Desde 2016, a atriz australiana Cate Blanchet (Cadê Você, Bernardette?) atua em nome da ONU (Organização das Nações Unidas) como embaixadora da Boa Vontade. Uma de suas funções é melhorar a conscientização e o apoio em relação aos refugiados. O que ela faz como uma das criadoras da minissérie Estado Zero é aproximar o grande público desse drama mundial. O ponto de partida é inspirado na história real de uma cidadã australiana, descendente de alemães, que ficou detida em um campo de imigrantes ilegais depois de um surto psicótico.

Em constante confronto com a rigidez familiar, a aeromoça Sofie (Yvonne Strahovski, da série O Conto da Aia) se envolve em um culto de autoajuda travestido de escola de dança. Cate Blanchett e Dominic West (Colette) formam o casal que toca a instituição, e que estimula Sofie a “ser ela mesma” em estranhas sessões de terapia. Só que uma experiência traumática enterra o pouco que restava de sua já frágil sanidade, e Sofie acaba em um campo de refugiados com uma identidade falsa.

Ali ela vai conviver com os outros três protagonistas. Cam (Jai Courtney, Esquadrão Suicida) é um jovem pai de família que vai trabalhar como guarda no campo, atraído pelo alto salário. Sujeito afável, ele destoa do estilo truculento dos colegas. Entre os internos está Ameer (Fayssal Bazzi), um refugiado afegão que se separou da esposa e das duas filhas em uma conturbada travessia pelo mar. A condição dos detidos não é ruim, mas a tensão é constante e há revolta pela demora na concessão (ou não) de vistos de residência. Quem assume a gerência do complexo e a missão de agilizar as pendências é Claire (Asher Keddie), uma burocrata que não tem noção da fria em que se meteu. 

Os seis episódios se dividem equilibradamente entre os personagens principais, seja no dia a dia no campo ou em flashbacks que revelam o que deflagrou a crise de Sofie e o drama familiar de Ameer. A atuação da imprensa também está na pauta, assim como de ativistas pró-refugiados. O título Estado Zero reflete uma situação de suspensão na vida de quem jã não tem um lar na terra natal, e não sabe quando nem se será aceito em outra pátria. Complicado.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Estado Zero/Stateless
Direção: Emma Freeman, Jocelyn Moohouse
Duração: 55 minutos

País de Produção/Ano: Austrália, 2020
Elenco: Yvonne Strahovski, Jai Courtney, Asher Keddie, Cate Blanchett, Dominic West
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!