sábado, 06 de março de 2021

Expresso do Destino


Expresso do Destino
Assista Agora!
Netflix

Se não fosse o idioma e o guarda do trem comentar que mulheres não podem ficar na mesma cabine que homens se esses não forem seus maridos, O Expresso do Destino dificilmente seria identificado como uma produção turca. A população da Turquia é 99% muçulmana e, embora muitas mulheres usem burcas e lenços na cabeça, no país a decisão é de cada uma. A atriz Dilan Çiçek Deniz representou a Turquia no concurso de Miss Universo de 2014. É linda e seu figurino no filme valoriza suas formas e não tem nada de pudico.

Ela é descolada Leyla, que dá um jeitinho de entrar em um trem sem bilhete. Não é  expulsa porque Ali (Metin Akdülger, a cara de Chris Martin, da banda Coldplay), o rapaz que comprou todos os lugares do vagão em que ela se meteu, passa uma conversa no guarda e a apresenta como sua noiva. Durante as 14 horas que dura o trajeto da capital Ancara até uma pequena cidade, esses improváveis parceiros de viagem vão descobrir que têm como destino o mesmo casamento – e que cada um tem um plano especial para a cerimônia.

O diretor Ozan Açiktan adapta um filme sueco de 2014, cujo título em inglês é How to Stop a Wedding (Como Parar um Casamento). É claro que os dois cineastas assistiram e são fãs de Antes do Amanhecer, a cultuada primeira parte da trilogia de Richard Linklater. O enredo também é verborrágico, mas os diálogos são mais simplórios que os do clássico com Ethan Hawke e Julie Delpy. Ainda assim, Açiktan faz bom uso de recursos gráficos, como a separação em capítulos, e acerta com uma trilha sonora com hits da música pop turca.

O Expresso do Destino deve grande parte de seu encanto à carismática dupla central, que dá liga sem esforço. Leyla é um tipo invocado, sempre na defensiva. Ali é romântico, tem alma de poeta. Aos poucos, a barreira vai se quebrando e eles se dão conta de que estão no mesmo barco nas questões do amor. Do outro lado da tela, está a nossa torcida para que catem juntos os cacos de seus corações partidos.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Expresso do Destino/Yarina Tek Bilet
Direção: Ozan Açiktan
Duração: 90 minutos

País de Produção/Ano: Turquia, 2020
Elenco: Metin Akdülger, Dilan Çiçek Deniz, Tevfik Kartal
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!