domingo, 29 de novembro de 2020

Pequenos Incêndios por Toda Parte


Pequenos Incêndios por Toda Parte
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Inspirada no best-seller homônimo de Celeste NG, Pequenos Incêndios por Toda Parte começa com as labaredas de um grande incêndio que destrói o lar da família Richardson. A série conta em oito episódios as origens das muitas faíscas que acabaram por atear fogo no palacete, e dá ao drama rasgado um inteligente tom de mistério. A solução é chocante. A escritora viveu e se inspirou em Shaker Heights, pequena cidade de Ohio, no interior dos Estados Unidos. A história é situada nos anos 1990, mas tem idas e vindas no tempo.

A adaptação acrescentou ao romance original temas politicamente corretos até em excesso, como preconceito racial, social e sexual, aborto e adoção interracial, mas com a bênção de Celeste NG. Ela assina o roteiro e divide a produção executiva com as protagonistas Reese Witherspoon (Big Little Lies) e Kerry Washington (American Son). A showrunner - como são chamados os criadores das séries – Liz Tigelaar (Bates Motel) se encarregou da produção atenta aos mínimos detalhes, como a trilha sonora matadora, para deixar o ótimo elenco brilhar. 

Jornalista e dona de casa perfeccionista, Elena Richardson (Reese) é casada com o cordato Bill (Joshua Jackson, Olhos que Condenam), um advogado de sucesso. O casal tem quatro filhos adolescentes: o gostosão Tripp (Jordan Elsass), a perfeitinha Lexi (Jade Pettyjohn, Seberg Contra Todos), o sensível Moody (Gavin Lewis) e a rebelde Izzy (Megan Stott). O primeiro fósforo é riscado quando Elena aluga o apartamento de um prédio que herdou para a enigmática Mia (Kerry) e sua filha Pearl (Lexi Underwood).

Mia é mãe-solteira e artista plástica de vida mambembe, para a qual sempre arrastou Pearl. Por isso não é de estranhar que Pearl fique deslumbrada com o modo de vida dos Richardson, e queira se fixar no novo endereço. Para protegê-la à distância, Mia aceita o emprego de governanta da casa. Moody se apaixona por Pearl, que se apaixona por Tripp. Já Lexi faz um aborto escondido, enquanto a caçula Izzy sofre com a rejeição da mãe e o bullying na escola. Resultado: Bill perde o já tênue controle da família. Outro núcleo de tensão explora a disputa pela guarda de uma bebê chinesa, abandonada pela mãe Bebe (Lu Huang), garçonete colega de Mia, e adotada por Linda (Rosemarie DeWitt), amiga de Elena.

O sexto episódio volta no tempo e mostra a jovem Mia em um curso de artes visuais. A professora incentiva os alunos a expressar na arte o que consideram repulsivo, inquietante e até aterrador. Pode-se dizer o mesmo de Pequenos Incêndios por Toda Parte, uma série visceral, que contém em seu âmago uma abordagem multifacetada da mulher e da maternidade. Há sequências memoráveis, quando o roteiro se permite alguma leveza e alcança momentos de lirismo. O terceiro episódio, Setenta Centavos, é primoroso.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Pequenos Incêndios por Toda Parte/Little Fires Everywhere
Direção: Lynn Shelton, Nzingha Stewart, Michael Weaver
Duração: 60 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Reese Witherspoon, Kerry Washington, Lexi Underwood, Joshua Jackson, Rosemarie DeWitt, Jade Pettyjohn, Megan Stott, Gavin Lewis, Jordan Elsass, Lu Huang, Stevonte Hart
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!