sexta, 27 de novembro de 2020

Doce Entardecer na Toscana


Doce Entardecer na Toscana
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Maria Linde (Krystyna Janda) está perto dos 70 anos. Imigrante polonesa, ela vive com o marido na Itália, em uma luxuosa vila na Toscana. A filha e os netos estão sempre por ali. Mulher altiva, Maria é poetisa celebrada e acaba de saber que será laureada com nada menos que o Nobel. Além da atividade literária, ela continuar a exercer sua sexualidade. O escolhido é egípcio, dono de um pousada, com idade para ser seu filho, e também um imigrante.

O diretor Jacek Borcuch (Tudo que Eu Amo) é enfático no retrato da Europa globalizada, mas nem por isso aberta ao estrangeiro. Durante a festa na mansão para comemorar a premiação, por exemplo, o delegado local aparece para alertar que há imigrantes potencialmente perigosos na área. A mensagem fica ainda mais clara quando acontece um atentado terrorista em Roma, com dezenas de mortos e feridos.

Em vez de levantar a voz pelos italianos, a respeitada Maria diz o inadmissível em um discurso. Não só rejeita o Nobel como descreve o ataque como “uma potente obra de arte”. Pronto. Feito o estrago, o enredo passa a examinar a desconstrução desse pilar histórico e cultural. Maria, filha de sobreviventes do Holocausto e renomada intelectual, ganha as manchetes do noticiário, é execrada e acaba com a calmaria da pacata vila toscana.

Não há sutileza nessa decadência quase caricata. O que surpreende neste nada açucarado Doce Entardecer na Toscana é a protagonista, completamente avessa aos recentes perfis de mulheres empoderadas no cinema. Maria Linde é arrogante, seca, por vezes cruel. Age como se estivesse acima de tudo e de todos, não tem papas na língua e está longe de ser agradável. Não é fácil uma pessoa assim provocar tamanha fascinação. Mas é isso o que a diva do cinema polonês Krystyna Janda alcança nessa atuação premiada no Festival de Sundance. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Doce Entardecer na Toscana/Dolce Fine Gionata
Direção: Jacek Borcuch
Duração: 92 minutos

País de Produção/Ano: França/Polônia/Itália, 2019
Elenco: Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Robin Renucci, Lorenzo de Moor
Distribuição: Arteplex Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!