sexta, 26 de fevereiro de 2021

Maria e João - O Conto das Bruxas


Maria e João - O Conto das Bruxas
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes

Atente para a inversão dos nomes no título do clássico conto João e Maria, coletado pelos Irmãos Grimm. Essa versão capitaneada por Osgood Perkins (filho do astro de Psicose, Anthony Perkins) tem intenções claras de entrar para o rol dos filmes sobre empoderamento feminino. Mas exagera na dose ao praticamente ignorar João e usar a liberdade poética para conferir poderes para sua protagonista, que aqui é bem mais velha que o irmão.

Fiel ao estilo sombrio do original, Maria e João – O Conto das Bruxas se arrisca a fazer suposições inusitadas sobre o passado da bruxa que mora na cabana na floresta, e o segredo macabro da absurda abundância de comida que surge do nada no casebre. A famosa casa de doces não tem nada do colorido lúdico – e apetitoso – das adaptações infantis, mas os irmãos também são atraídos por um banquete. Não falta carisma à Sophia Lillis (a jovem Beverly de It: A Coisa), o pequeno Sammy Leakey estreia no cinema e Alice Krige (Thor: O Mundo Sombrio) faz uma composição amedrontadora da feiticeira.

Até a dupla chegar à cabana, no entanto, o enredo prepara o terreno ao ilustrar as péssimas condições de vida que tiram a razão da mãe de João e Maria, e provocam a expulsão dos rebentos de casa. No caminho pela floresta, eles recebem ajuda de um caçador, mas isso pouco acrescenta ao que se verá a seguir. Fotografia e cenários contribuem para o espectador mergulhar no ambiente de medo, incerteza e terror. Enquanto o mistério dá o tom, vai tudo bem. Só que o diretor joga muito pelos ares ao se afastar do conto original para explorar o jogo de poder entre as duas mulheres, que termina em um epílogo simplório que forçosamente destaca o poder feminino.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Maria e João - O Conto das Bruxas/Gretel & Hansel
Direção: Osgood Perkins
Duração: 87 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Canadá/Irlanda/África do Sul, 2020
Elenco: Sophia Lillis, Sammy Leakey, Alice Krige, Charles Babalola
Distribuição: Imagem Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!