quarta, 14 de abril de 2021

Rainhas do Crime


Rainhas do Crime
Assista Agora!
Looke Google Play NET NOW Vivo Play

A ideia original foi estampada nas páginas da graphic novel da DC Vertigo, The Kitchen, da dupla Ollie Masters e Ming Doyl, lançada em 2014, que acaba de ganhar uma versão nacional, A Cozinha – Rainhas do Crime. O título original faz um trocadilho com o “lugar da mulher” do ditado popular e da época em que se passa a história, os anos 1970, e o violento bairro Hell’s Kitchen, região de Nova York então controlada pela máfia irlandesa.

Quando Kathy (Melissa McCarthy, de Poderia Me Perdoar?), Ruby (Tiffany Haddish, de Viagem das Garotas) e Claire (Elisabeth Moss, da série The Handmaid’s Tale) veem-se sozinhas, após a prisão de seus maridos mafiosos, abandonadas à própria sorte pela poderosa chefona Helen “mama” (Margo Martindale, de Família Hollar), as três amigas decidem assumir o lugar dos esposos e ainda fazer o trabalho deles infinitamente melhor.

É assim que a diretora estreante Andrea Berloff, que aqui também assina o roteiro, depois de ter sido indicada ao Oscar da categoria com Straight Outta Compton: A História do N.W.A (2016), transforma a doce esposa e mãe de família Kathy, a ressentida e marginalizada Ruby, e a indefesa, vítima de violência doméstica, Claire, em rainhas do crime, chefes da poderosa máfia irlandesa.

Mulheres, elas cercam de um certo cuidado social seus “clientes”, embora sejam implacáveis com quem cruzar – e pior ainda – atrapalhar o seu caminho, seja quem for. Quando recebem a ajuda de um perturbado, mas fiel, ex-veterano de guerra, Gabriel (Domhnall Gleeson, de Star Wars: Os Últimos Jedi), reinam ainda mais. São tão eficientes que recebem um convite de parceria da máfia italiana do Brooklyn. Mas quando os maridos saem da prisão antes do esperado, e Kathy e Ruby se desentendem, paira a ameaça sobre o trono delas.

Na teoria, Rainhas do Crime teria tudo para funcionar com uma premissa ousada e engajada no manifesto girl power, três protagonistas badaladas e talentosas, o especial apelo para comédia de Melissa e Ruby, e a licença dos quadrinhos para “brincar” com o subgênero e o estilo consagrado de filmes de máfia tão caro a Hollywood. Talvez a inexperiência de Andrea Berloff tenha dificultado a combinação desses promissores elementos num conjunto coeso.

Com sequências aqui e ali que podem lembrar Martin Scorsese, é bem verdade, e produção bem-acabada, a diretora oscila no registro explicitamente violento do gênero, erra no tom do humor, ainda que raro, e beira perigosamente a paródia, embora não seja jamais a sua intenção, cortesia de seu roteiro capenga e da equivocada direção do elenco. É inevitável comparar, como fez acertadamente a crítica especializada internacional, Rainhas do Crime com As Viúvas, de Steve McQueen, com vantagem inquestionável para o segundo. Mas se é para ver as mulheres galgando novos espaços, inclusive no cinema, é bom conferir e tirar as suas próprias conclusões.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Rainhas do Crime/The Kitchen
Direção: Andrea Berloff
Duração: 102 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Melissa McCarthy, Tiffany Haddish, Elisabeth Moss, Domhnall Gleeson, Margo Martindale, Bill Camp
Distribuição: Warner

Assista Agora!
Looke Google Play NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!