sábado, 06 de março de 2021

Um Homem Comum


Um Homem Comum
Assista Agora!
Looke NET NOW Vivo Play

É certamente um ato de coragem de Brad Silberling (Vida que Segue), nos tempos atuais, conceber o roteiro e dirigir uma produção sobre o último canto de um cisne negro, sombrio, mergulhado dos pés à cabeça em atitudes de superioridade e intolerância, um anti-herói por excelência.

O General (Ben Kingsley) é um criminoso de guerra fugitivo, o único responsável ainda não capturado pelo genocídio cometido durante a longa Guerra dos Balcãs e o desmembramento da Iugoslávia, nos anos 1990. Vivendo de esconderijo em esconderijo, com a ajuda de organizações simpatizantes ao seu papel no conflito, ele vai ocupar agora um apartamento em Belgrado. Lá, conhece Tanja (Hera Hilmar), a jovem e reservada empregada, e os dois têm uma convivência tensa e peculiar em meio a confissões e revelações.  

Silberling dirige com mão firme, passeia sua câmera por uma Belgrado decadente e acinzentada, apoiado nas ótimas performances de Kingsley e da jovem atriz islandesa Hera Hilmar (Amor em Tempos de Guerra), mas reduz a história a um ponto de vista unidimensional, abrindo frestas para um eventual conflito mais consistente que nunca acontece. É assim que Um Homem Comum se torna, também, um ato de provocação, ao traçar a unanimidade de um personagem tão arrogante e autoritário. Um perigo muito mais à solta do que gostaríamos de acreditar.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Um Homem Comum/An Ordinary Man
Direção: Brad Silberling
Duração: 90 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Sérvia, 2017
Elenco: Ben Kingsley, Hera Hilmar, Peter Serafinowicz
Distribuição: A2/Mares

Assista Agora!
Looke NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!