quarta, 14 de abril de 2021

Sem Amor


Sem Amor
Assista Agora!
Looke Google Play

Quem já andou de transporte público, metrô ou ônibus, e ergueu os olhos do celular, um minuto que seja, para observar a paisagem humana ao seu redor, provavelmente constatou que a maioria das pessoas, se não todas, estavam alienadas em seu mundo digital e alheias ao que que acontecia ao seu redor. Em Moscou, capital da Rússia, também é assim. Essa é uma das muitas sequências ordinárias, cotidianas, e até banais, da vida, que o premiado cineasta russo Andrey Zvyagintsev (Leviatã) capta com suas lentes talentosas – e impiedosas - para transformá-las numa metáfora desconfortável e implacável da solidão nos tempos modernos.

No centro do filme está Alyosha, o triste garoto de 12 anos tão negligenciado pelos pais durante a conflituosa separação deles que desaparece de casa sem dar notícias ou deixar rastros. Indiferentes um com o outro e com o filho, testemunha indesejada da infelicidade amorosa deles, os pais demoram a constatar a ausência do garoto, mas tomam as providências necessárias logo depois. Ignorados pela polícia, eles são ajudados por uma ONG especializada em localizar crianças desaparecidas, tão grande é a ocorrência desses casos no país.

São as notícias da TV, o rádio, e a ineficiência policial que trazem o contexto russo do filme. Universal, a história de Sem Amor poderia se passar em qualquer lugar: é um conto contemporâneo, melancólico, comovente e contundente sobre as relações humanas, amaldiçoadas pela indiferença e superficialidade das redes sociais. Cinematográfico na acepção mais completa e complexa do termo, é com a beleza incômoda e contemplativa dos grandes planos da gélida e desértica paisagem moscovita, combinados com íntimos closes que parecem registrar o vazio dos personagens, que o diretor Zvyagintsev filma o descaso e o desamor.

Não por acaso, a produção recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro e o César de Melhor Filme em Língua Estrangeira, entre outros prêmios técnicos para a marcante fotografia de Mikhail Krichman, edição e trilha sonora. Todos tão merecidos.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Sem Amor/Nelyubov
Direção: Andrey Zvyagintsev
Duração: 126 minutos

País de Produção/Ano: Rússia/França/Alemanha/Bélgica, 2017
Elenco: Maryana Spivak, Aleksey Rozin, Matvey Novikov, Marina Vasileva, Andris Keiss, Aleksey Fateev
Distribuição: Sony

Assista Agora!
Looke Google Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!