quarta, 17 de agosto de 2022
Cinema Drama

Varilux 2022: Contratempos


Varilux 2022: Contratempos
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

São menos de 90 minutos, mas de pouco respiro. Para o público e para Julie, a personagem que deu a Laure Calamy o troféu de Melhor Atriz na Mostra Horizontes do Festival de Veneza 2021. Atração do Festival Varilux de Cinema Francês, que segue firme até 6 de julho, Contratempos é o tour de force físico e emocional de uma mulher que luta sozinha para criar os filhos no subúrbio e manter o emprego em Paris. A já complicada rotina vira um transtorno quando eclode uma greve no transporte público.

Varilux 2022: Contratempos

Quem acompanha a frenética jornada é Eric Gravel, cuja direção também lhe valeu prêmio em Veneza. OQVER conversou pessoalmente com o cineasta durante sua passagem por São Paulo para o Varilux (veja a seguir). Julie é camareira de um hotel de luxo, mas tem formação superior e mestrado. A cidade vira um caos justamente quando ela precisa se desdobrar para chegar às entrevistas do  emprego dos sonhos. O ex-marido é ausente, a conta está no vermelho e ela ainda tem um crédito imobiliário a honrar. Sem poder pagar uma babá, deixa os filhos aos cuidados de uma vizinha idosa, que tem reclamado dos atrasos. Julie precisa urgente de uma boa notícia.

Varilux 2022: Contratempos

Laure Calamy arrancou risos gostosos no recente Minhas Férias com Patrick (disponível em streaming), e embora o registro aqui seja dramático, Eric Gravel escalou a atriz por seu espírito cintilante. “A personagem passa por um período conturbado, mas queria que o público sentisse que era uma pessoa muito alegre quando estava tudo certo em sua vida”, disse. Contratempos faz um retrato crítico da França atual, porém a ideia do diretor não era politizar o drama humano e sim promover um encontro entre os conflitos internos de Julie e a realidade que a rodeia. Bom demais. 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Contratempos/À Plein Temps
Direção: Eric Gravel
Duração: 88 minutos

País de Produção/Ano: França, 2021
Elenco: Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich
Distribuição: Bonfilm

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!