quarta, 17 de julho de 2024
Série Drama Policial

A Garota na Fita


A Garota na Fita
Assista Agora!
Netflix

É de dar nos nervos a sequência inicial da minissérie A Garota na Fita, produção espanhola da Netflix. Aos 6 anos, a garotinha Amaya perde-se dos pais e desaparece durante o tradicional Desfile dos Reis Magos, nas ruas de Málaga. O sumiço mobiliza a polícia, na pele da inspetora Belén (Aixa Villagrán), que vê nas imagens de câmeras de segurança a menina sendo levada por alguém não identificável. É a atuação paralela da imprensa, porém, que faz a investigação andar.

A Garota na Fita

E aqui temos a protagonista, Miren, interpretada por Milena Smit, revelada em Mães Paralelas. Estagiária do jornal Diário Sur, ela trava parceria com Eduardo (José Coronado, da série O Inocente), responsável pela apuração e seu professor na faculdade. Miren fica obcecada pelo caso porque o drama de Amaya ressoa em um trauma pessoal.

A Garota na Fita

Com 6 episódios de cerca de 45 minutos, A Garota na Fita foi assistida por mais de 31 milhões de horas nos primeiros três dias. Inspirada no romance A Garota da Neve, de Javier Castillo, que se tornou fenômeno de vendas, a trama se passa em duas linhas temporais. Começa em 2010, no dia do sequestro, e pula para 2016, quando Miren recebe uma fita de VHS que apresenta suposta prova de vida de Amaya.

A Garota na Fita

Os dois períodos passam a se alternar, em uma ciranda explicativa que mantém o mistério e consolida o tema central: violência contra a mulher. Na medida em que personagens entram e saem do quadro de suspeitos, forma-se o painel de uma tenebrosa rede de criminosos e fetichistas sexuais. A intenção não é chocar, daí o cuidado da produção em evitar cenas explícitas. As mulheres são vítimas e agentes de transformação.

A Garota na Fita

A etapa final é em 2019 e praticamente desconstrói a investigação com uma reviravolta das boas. A Garota na Fita é feita sob medida para uma maratona, e isso é bom e ruim. O formato minissérie abrevia a narrativa e deixa algumas pontas soltas. Incomoda o olhar superficial sobre a relação dos pais de Amaya, e falta bom senso na motivação dos improváveis sequestradores. Derrapadas que pedem um debate ao final. Isso é bom.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Garota na Fita/La Chica de Nieve
Direção: David Ulloa, Laura Alvea
Duração: 45 minutos

País de Produção/Ano: Espanha, 2023
Elenco: Milena Smit, José Coronado, Aixa Villagrán, Raúl Prieto, Marco Cáceres, Cecilia Freire
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!